Momentos Musicais
Fabiane Pereira

06.05.2015

Som&Pausa

Capa do livro Som&Pausa - Vozes da Cena Contemporânea Carioca

Chega às livrarias (virtuais e físicas) este mês o livro Som & Pausa - Vozes da Cena Contemporânea Carioca pela editora Guarda Chuva. Para muitos, é só mais um livro. Pra mim, que passei um ano envolvida neste projeto, é uma grande realização. Som & Pausa é um livro que propõem uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas, sentidos e intuições, na procura de se compreender as forças que constituem o contemporâneo dentro da produção musical da cidade do Rio de Janeiro.

 

Trabalho com música desde o primeiro período da faculdade de jornalismo (lá se vão mais de quinze anos) e já nesta época eu buscava caminhos para potencializar os atravessamentos artísticos da minha geração. Anos depois, passei a programar e a comandar o microfone do Faro MPB, programa da rádio MPB FM voltado para apresentar aos ouvintes as novidades musicais. E a vontade de marcar esta safra da música independente carioca, dando voz e espaço aos personagens desta cena tão heterogênea cresceu.

 

Som & Pausa traz textos afetivos e memórias musicais de nomes como Alice Caymmi, Alvinho Lancellotti, Amora Pêra, Ana Lomelino, André Carvalho, Anna Ratto, Ava Rocha, B. Negão, Bem Gil, Botika, Castello Branco, César Lacerda, Cícero, Daniel Castanheira, Daniel Lopes, Domenico Lancelotti, Érika Martins, Gabriel Muzak, Jam da Silva João Cavalcanti, Jonas Sá, Juliano Rabujah, Letícia Novaes, Lucas Santtana, Lucas Vasconcellos, Mahmundi, Maria Luiza Jobim, Mariano Marovatto, Matheus Von Kruger, Nina Becker, Pedro Mann, Qinho, Rafael Rocha, Rick Yates, Rodrigo Cascardo, Silvia Machete e Thiago Amud.

 

Mas além de dar voz aos artistas, o livro também abre espaço para os produtores, pesquisadores e agitadores culturais que trabalham nesta cena, para que juntos formassem uma espécie de mapa musical dos anos 2000 no Rio de Janeiro. Estes 50 nomes e suas vozes impressas neste livro dão conta de uma parcela importantíssima do presente musical carioca. Faço questão de deixar claro que o livro não tem (jamais poderia ter) a intenção de criar uma interpretação fechada do que está acontecendo com esta (minha) geração que produz música dentro dos limites geográficos da cidade do Rio. Não estão todos os personagens no livro e nem caberiam. E nem há uma tentativa ou pretensão de reunir os melhores ou os mais fundamentais.

 

Som & Pausa é apenas mais uma contribuição e mais uma peça para quem quiser montar o quebra-cabeça da produção cultural da virada do milênio e do início do século XXI. Os textos são deliciosos e os leitores terão muitos momentos de sons e pausas.

 

Fabiane Pereira é jornalista, sócia da Valentina Comunicação, apresentadora, roteirista e programadora musical do programa Faro MPB (rádio MPB FM). Trabalha com música há mais de dez anos e espera que assim seja para o resto da vida.

Tudo a ver com

Livros Grandes Sucessos