Festival SESC de Inverno aterrissa na serra fluminense
por Fabiane Pereira

12.08.2016

Festival de Inverno SESC

Já está cansado de ouvir falar das Olimpíadas? Mora no Rio e quer dar uma espairecida? Seus problemas acabaram porque o Festival SESC de Inverno acontece de 12 a 21 de agosto nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (na capital, sabemos que não há tanto inverno!) e oferece uma programação cultural extensa, diversificada e, em sua maior parte, gratuita. Em sua 15ª edição, o festival traz reflexões sobre como é possível lidar com tempo, espaço e percepção, e de que forma a tecnologia influencia a maneira como encaramos esses três aspectos atualmente. Essa questão permeará todas as atividades do evento, procurando sempre vincular o conceito de passado, presente e futuro por meio de performances, exposições, obras audiovisuais, literatura, artes cênicas e música.

 

Um dos espetáculos que se apresentará no evento é o "Livre Reino Aéreo do Devaneio", uma mistura de poesia falada e cantada que promove uma experiência cênica da palavra a partir da performance dos poetas cariocas, Bruna Beber e Omar Salomão. Tendo como ponto de partida uma seleção da poesia de língua portuguesa - do cordel ao cânone, até romper no contemporâneo - os artistas fazem um recorte particular do universo que os cerca, influencia e inspira, levando para o público uma encenação de impacto poético. No roteiro, prosas e versos de Bruna e Omar, idealizadores do projeto acompanhados de Hilda Hilst, Manoel de Barros, Mário Quintana, Gregório de Matos, Ferreira Gullar, arrudA, Fabrício Corsaletti, Ana Martins Marques, Waly Salomão e muitos outros.

 

Se você quiser fugir um pouco do Rio neste final de semana e subir a serra, fica a dica: as apresentações de "Livre Reino Aéreo do Devaneio" vão acontecer dias 13 (Sesc Teresópolis), 14 (Sesc Quitandinha) e 15 (Nova Friburgo). Ah, claro, além do friozinho e de uma programação cultural supimpa, um bom vinho sempre cai bem na serra fluminense.

Tudo a ver com

Serra RJ