Dicas musicais
Fabiane Pereira

30.07.2015

Um monte de gente boa, com vários trabalhos bacanas recém-lançados e disponíveis na internê. Bora ouvir!

Ouço rádio com mais frequência do que todas as pessoas que conheço. Muitos artistas e inúmeras canções ainda me são apresentadas via dial e gosto muito desse meu lado vintage.

 

Gosto tanto, que há três anos apresento o programa de rádio mais xodó do dial carioca (não me cobrem imparcialidade! rs). Mas este post não é sobre o Faro MPB, e sim sobre (alguns) artistas que acabaram de lançar novos trabalhos e disponibilizaram-nos (via download ou streaming) em suas redes sociais. Ou seja, este post é para todo mundo que, assim como eu, 'morre de preguiiiiiiça' de quem insiste naquele discurso ultrapassado de que não se faz mais música como antigamente, que o mercado da música acabou e blábláblá...

 

Que a internet é a maior ladra de tempo da era moderna, todos sabemos. Mas ela também é uma grande aliada quando falamos em produção musical contemporânea. Talvez, eu jamais soubesse que o Siba (Mestre Ambrósio) lançou dois discaaaaços solo (2012 e 2015, respectivamente) sem o auxílio luxuoso dela. Será que a Tulipa Ruiz teria seus shows abarrotados sem a ajuda da internet para divulgar suas músicas? "Amor em SP" teria se tornado um dos hits do Criolo sem o auxílio da transmissão cibernética?

 

Não dá para especular a este ponto e, obviamente, com o talento dos artistas citados, de uma maneira ou de outra, suas músicas acabariam furando a barreira (quase intransponível) do mercado e encontrariam seus públicos mesmo que a internet não ajudasse. Mas já que ela ajuda, vamos aproveitar para conhecer alguns trabalhos, recém-lançados, que valem a (longa) pausa e a contemplação.

 

Passo Torto: A banda paulistana é formada pelos músicos Romulo Fróes, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral. O novo trabalho foi batizado de Passo Torto e Ná Ozetti - Thiago França. "Passo Torto é vanguarda, mas também é tradição", diz o release do disco. E melhor definição não há. Ná Ozetti (a cantora também tem rodado o país ao lado de José Miguel Wisnik no show Ná & Zé) é a convidada das dez faixas do álbum, e sua voz ilumina ainda mais o mundo claro-escuro da banda. Disco obrigatório, como os outros dois que a banda já lançou.  Clique aqui e confira o site oficial da banda.

 

Emicida: O rapper paulistano, consagrado pela crítica e pelo público em seu último disco (O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui), já disponibilizou canções do novo álbum, Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa, que será lançado em agosto. São elas: "Boa Esperança", "Mufete" e "Passarinhos". O primeiro single do novo trabalho do Emicida ganhou um clipe onde o artista coloca o dedo na ferida e fala abertamente sobre racismo. Promete ser um discaço!

 

Letuce: A banda carioca comandada pelo duo Lucas Vasconcellos e Letícia Novaes acaba de lançar seu terceiro (e aguardado) álbum, Estilhaça. Produzido pelo DJ João Brasil, a banda disponibilizou em suas redes o disco inteiro, tanto para audição quanto para download. Destaque para o primeiro single, "Lugar Para Dois", música de Lucas e Letícia, e "Muralha da China", uma parceria inédita da dupla com o pesquisador musical e professor da PUC-Rio, Fred Coelho. No disco, há várias outras novidades que poderão ser ouvidas ao vivo no show que a banda fará dia 20 de agosto no Circo Voador, com participações da cantora Céu e de Lucas Santanna.

 

César Lacerda: O cantor mineiro, radicado no Rio há oito anos e recém-chegado em São Paulo, lança este ano dois álbuns. O primeiro, intitulado Paralelos Infinitos, chegará nas plataformas digitais em agosto. Enquanto o disco não sai, dá pra conferir o trabalho do artista neste vídeo gravado especialmente para o programa Faro MPB. Dá uma olhada aqui.

 

Também vale uma audição dedicada os discos recém-lançados do Zé Manoel, da Aline Calixto e do Rubel.

Tudo a ver com

Rap e hip hop no Submarino