Cinco casas de shows para conhecer a “nova música brasileira” no Rio
por Fabiane Pereira

19.08.2016

Estamos nas Olimpíadas e o Rio de Janeiro está repleto de turistas. A música brasileira é referência e excelência em todo o mundo mas a Bossa Nova, nosso gênero mais exportado, não faz parte do que convencionou-se chamar de "Nova Cena Musical Contemporânea".  Esta nova safra de bons músicos da MPB é bastante variada e mistura ritmos como poucas gerações os fizeram.

 

Nomes como João Cavalcanti, Mahmundi, Cícero, Lucas Santanna, Fernando Temporão, Julia Bosco, Anna Ratto e muitos outros, além de bandas como Vulgue Tostoi, Tono, Dônica, Letuce e outras tantas, em conjunto, representam uma parcela importantíssima do presente musical carioca e traçam um panorama que aponta para a relação da música com os espaços urbanos e para as parcerias como processos imprescindíveis para o sucesso dessa geração.

 

Por isso, se você estiver no Rio pelos próximos dias, não deixe de conhecer cinco lugares que fomentam o som desta turma porque eles atuam num mercado que só se mantém na base da militância e "só" por isso, já merecem nosso apoio.

 

- Semente: O bar está localizado no bairro mais boêmio da cidade, a Lapa. Reduto de bambas, o Semente também abriga outros gêneros musicais além do samba. Espaço de vanguarda e referência na atual cena autoral carioca, pelo pequeno palco do Semente já passaram grandes nomes da MPB como, por exemplo, Chico Buarque e João Bosco - e os dois, sempre que podem, ainda frequentam o local e dão canjas. Jovens músicos talentosos como João Cavalcanti, Fernando Temporão e Julia Vargas batem ponto no local. Melhor dia?? Segunda. Rua Evaristo da Veiga, 149 - Lapa (www.barsemente.com.br)

 

- Audio Rebel: O estúdio está localizado em Botafogo, na zona sul do Rio, e também abriga um pequeno palco que em pouco tempo já se tornou referência para a música independente da cidade. O espaço é um templo do underground. Cartazes de shows, grafites nas paredes, lojinha de discos e camisetas, conversas sobre mixagem no corredor e gente moderninha...TUDO no Audio Rebel é música e é rebelde. Nomes como Mahmundi, Cícero e Brunno Monteiro costumam frequentar bastante o local. Melhor dia?? Terça. Rua Visconde Silva, 55 - Botafogo (www.audiorebel.com.br)

 

- Teatro Ipanema: Localizado em um dos bairros mais procurados pelos turistas de todo mundo, cantado em verso e prosa por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Ipanema abriga um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Desde sua construção, o teatro borbulha como um caldeirão artístico, que aquece os sonhos e enobrece a alma. Recentemente, o local ganhou novos administradores e sua curadoria passou a tratar com "mais atenção" a nova cena musical contemporânea carioca e a programação de shows está sensacional. Nomes como Julia Bosco, Illy Gouveia, César Lacerda, Matheus VK e muitos outros batem ponto no local. Melhor dia?? Sexta. Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema.

 

- Oi Futuro: O instituto é de responsabilidade social da operadora de telefonia "Oi". Com uma programação oriunda de edital, o espaço apoia vários projetos musicais que fomentam tanto novos artistas como novas plateias. Situado nas imediações da Praça General Osório, em Ipanema, o centro cultural conta com duas galerias de arte, um teatro e um bistrô. A fachada do Oi Futuro também é um espaço privilegiado de arte pública, que tem servido de suporte para intervenções artísticas, com grandes projeções de vídeo, fotografia e live cinema. Já seu palco é um dos mais equipados da cidade com avançados sistemas de som e iluminação e promove semanalmente o encontro entre artistas. Quase todos os novos artistas da cidade já se apresentaram em seus palcos. A dica é ficar de olho na programação do site. Melhor dia?? Terça e sábado.  Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema (www.oifuturo.org.br)

 

- Solar de Botafogo: O casarão localizado em Botafogo abriga um teatro, uma pequena galeria de artes, uma pista de dança e uma cervejaria com vários rótulos importados. Ou seja, é uma programação independente do dia. Mas este post é para falar de música então vamos a ela: o Solar tem abrigado os shows mais dançantes da cidade. Uma turma descolada e interessada em novidades musicais frequenta o espaço. Bandas como Vulgue Tostoi e Tono costumam se apresentar por lá. A programação é bastante variada e por isso o melhor dia é qualquer um. Rua General Polidoro, 180 - Botafogo (www.solardebotafogo.com.br)

Tudo a ver com

Música no Submarino