Bienal do Livro Rio – Compartilhamentos digitais
Fabiane Pereira

10.09.2015

Fabiane Pereira, Letícia Novaes e Alice Galeffi.

O sétimo dia do estande do Submarino na Bienal do Livro Rio foi animadíssimo. Desde meio dia, a arquibancada mais aconchegante do evento já estava lotada. Todos à espera do escritor popstar Rafael Moreira, carinhosamente chamado, pelas milhares de fãs, de Faell.

 

O jovem autor – simpaticíssimo, diga-se de passagem! – tem apenas 18 anos, mas causou um alvoroço digno de um astro de mainstream. Criador de um canal no YouTube com mais de dois milhões de seguidores, Faell nos contou que escreve desde os onze anos, e que o segredo de seu sucesso é responder, atenciosamente, a todos que lhe escrevem, e agradecer, sempre, aos compartilhamentos dos seus vídeos e posts.

 

O livro "Diário de um Adolescente Apaixonado", recém-lançado pela editora Novo Conceito, já é um fenômeno de vendas. E pelo que presenciamos, ainda venderá muito! Superatento às novas tecnologias, Faell alimenta seus seguidores com vários snaps, fotos no Instagram e, claro, compartilha tudo em sua maior ferramenta de divulgação: a fanpage. Claaaaro que a plateia o bombardeou de perguntas, que foram todas respondidas. Ele ainda autografou centenas de livros. Conhecer Faell de perto foi superbacana. Virei fã e também tornei-me seguidora do rapaz! ;-)

 

Já a segunda entrevista da tarde teve gostinho de 'chá com as amigas'. Isto porque conversei com a atriz, escritora e cantora Letícia Novaes, vocalista da banda Letuce, que acaba de lançar Zaralha - abri minha pasta. No livro, ela reúne uma série de poemas e versos feitos ao longo de sua infância e adolescência, fotografias fofas, álbum de família e até trabalhinhos de escola, revelando lirismo e irreverência, marcas da personalidade apaixonante da autora capricorniana. Além dela, o papo também contou com a participação da publisher da Guarda-Chuva, minha editora-xodó, Alice Galeffi. Assim como o livro "Som&Pausa", o "Zaralha" também faz parte do catálogo da CG.

 

Alice nos explicou seus critérios de escolha para apoiar determinados projetos: ser idealizado por um novo autor e inspirar, de alguma forma, novos leitores são alguns deles. Elas também falaram sobre financiamento coletivo, o modelo de negócio usado para viabilizar o livro de Letícia. Delícia de bate-papo!

 

Nesta quinta, vamos falar de amor! Vou conversar com a escritora e roteirista Paula Gicovate, autora do livro "Este é um livro sobre o amor". Na pauta, entre outras coisas, como falar de amor em tempos difíceis. Na sequência, bato um papo com o escritor José Duclerc sobre seu livro, lançado através da Bookstart, "Yoga Sutras".

 

O estande do Submarino está localizado no Pavilhão Azul do Riocentro. E durante os bate-papos, que têm lotado a arquibancada, rolam várias promoções no site, além de descontos especiais nos livros dos entrevistados. Confira a programação completa aqui e venha nos visitar. A Bienal vai rolar até domingo, dia 13 de setembro.

Tudo a ver com

Submarino na Bienal do Livro Rio