Arnaldo Antunes no Centro Cultural Correios
por Fabiane Pereira

28.06.2016

Arnaldo Antunes, por Fernando Laszlo

Foto de Fernando Laszlo

Arnaldo Antunes é um dos artistas contemporâneos brasileiros mais celebrados. A maioria das pessoas o conhece como cantor, compositor e ex-integrante da banda Titãs mas Arnaldo é tudo isso e muito mais. Prova disso é a exposição “Palavra em Movimento – Arnaldo Antunes” que está em cartaz no Centro Cultural dos Correios, no Rio, até dia 17 de julho.

 

A mostra reúne caligrafias, colagens, instalações e objetos poéticos, além de adesivos, cartazes, áudios e vídeos, sintetizando as três décadas do trabalho eclético de Arnaldo, com ênfase na sua produção no âmbito do circuito das artes visuais. A poesia do artista emerge em meio a técnicas diversas, trabalhando a palavra irrompida em suas dimensões verbais, sonoras e visuais. É uma programação pra se fazer durante qualquer dia da semana.

 

O recorte cronológico da exposição - o mais completo já apresentado da obra do artista - evidencia um percurso no qual a poesia ultrapassa seus limites para se manifestar na letra de uma música, em placas de rua, em objetos comuns, em imagens com movimento ou até mesmo no tradicional papel, emoldurado e pendurado nas paredes da exposição.

 

A série "Caligrafias" reúne um recorte das monotipias realizadas com tinta de carimbo (entre 1998 e 2003), nas quais Arnaldo pintava seus poemas espremendo os tubos de pigmento diretamente sobre o papel de gravura.  A série “Oráculo” traz produções entre 1981 e 1982; "Colagens" sobre pequenos papéis cartonados com sobreposições de imagens, letras, fontes e palavras recortadas de revistas, jornais e outros impressos da época formam outro conjunto de sua obra. Inspirado no cotidiano, o trabalho mais recente de Arnaldo: a série "O Interno Exterior" (2014).

 

A expo apresenta ainda alguns objetos de luz, uma fotografia ampliada e colada em um espelho, o vídeo-poesia “Nome”, além de gravações sonoras com leituras poéticas de Arnaldo que aproximam o artista do fã. Vale muito a visita. O Centro Cultural Correios do Rio fica na rua Visconde de Itaboraí, número 20, no Centro da cidade. A mostra é aberta ao público de terça-feira a domingo, das 12h às 19h (entrada gratuita).

Tudo a ver com

Arnaldo Antunes no Submarino